
Não há dúvidas de que ter um bichinho de estimação torna nossos dias mais felizes. Companheiros e amorosos, trazem mais alegria ao lar. Também, aumentam a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Mas, se você mora em apartamento, deve prestar muita atenção às regras sobre a circulação de animais no seu condomínio. Afinal, eles estão entre os maiores motivos de conflitos entre moradores!
De um lado, os donos dos pets que querem defender o seu direito de ter cachorro em seu apartamento, do outro, os vizinhos que se incomodam com o barulho, etc e para resolver esse impasse, é preciso que todos estejam cientes de todas as normas estabelecidas pelo condomínio.
Afinal, é permitido animal em condomínio? Sim, é permitido! Apesar não haver nenhuma lei que fale especificamente sobre a permanência e a circulação de animais em condomínio, a Constituição Federal garante o direito à propriedade, ou seja, todos podem usar sua moradia sem a interferência de outros, mesmo que a residência faça parte de um condomínio. Ao mesmo tempo, é preciso respeitar o direito dos vizinhos, então, ter animaizinhos é permitido, desde que sejam bem cuidados e não coloquem em risco a saúde e segurança dos outros moradores, nem perturbem o sossego alheio.
Algumas regras que devem constar e também serem obedecidas são:
- Restringir os locais onde o pet pode circular;
- Manter os pets em silêncio sempre que possível;
- Não permitir que os bichinhos circulem sozinhos pelo condomínio;
- Utilizar a guia sempre em áreas comuns;
- Utilizar o elevador de serviço para transitar com o animal;
- Não permitir que uma criança fique sozinha com o animal em área comum;
- Manter a limpeza do apartamento sempre em dia para evitar o mau cheiro.
Se você quer passear com seu bichinho pelo condomínio, é fundamental seguir à risca as normas do condomínio. Além disso, tenha sempre bom senso, isto é, se você sabe que algum morador não gosta de animais, evite se aproximar enquanto estiver com seu pet. Da mesma maneira, se o seu animalzinho não convive bem com outros, afaste-se quando perceber a aproximação de algum. Use sempre uma guia e obedeça às restrições. Então, se há uma norma no condomínio que não permite a entrada do animalzinho na academia, por exemplo, não insista.
Todos respeitando as regras, tanto quem é dono do animal, quanto um vizinho, a convivência será pacífica e de muita paz!