Política de Privacidade
O GRUPO ADALA é composto por três empresas especializadas atuantes no mercado imobiliário: Cassia Adala Soluções Imobiliárias Corporativas, Adala Residencial e Criar Imóveis Soluções Imobiliárias, cada uma com sua área de foco para a locação e venda de imóveis. O GRUPO ADALA, através de suas empresas, realiza uma ampla e detalhada prospecção de imóveis em prol de seus clientes, realizando pesquisas, contando com um conhecimento profundo da região e com a experiência de décadas no mercado, visando atender seus clientes de forma personalizada e completa.
a) Missão: Ser excelente nos serviços prestados ao mercado imobiliário, buscando oportunidades no segmento, atendendo aos interesses e superando as expectativas de nossos clientes.
b) Visão: Ser reconhecido no segmento pela qualidade, inovação e diferenciação na prestação de serviços nos negócios imobiliários.
c) Valores: Confiança, Comprometimento e Transparência.
Estabelecer as diretrizes e compromissos do GRUPO ADALA com a privacidade e proteção de dados para todas as dimensões e atividades empresariais, em benefício de todos os titulares dos dados pelo GRUPO ADALA recepcionados, atendendo aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709/2018, e outras normas aplicáveis.
A presente Política de Privacidade e Proteção de Dados aplica-se a todos os usuários do GRUPO ADALA, consideradas todas as pessoas, físicas ou jurídicas, clientes, funcionários, estagiários, corretores, terceiros colaboradores e prestadores de serviço que mantenham interação com os serviços e sites do GRUPO ADALA, em qualquer meio ou suporte.
Os termos e expressões a seguir terão os seguintes significados para os fins desta política:
a) LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – Lei n. 13.709/2018;
b) Usuários: todos os clientes, funcionários, estagiários, corretores, terceiros contratados, clientes e fornecedores contratados pelo GRUPO ADALA, ou qualquer pessoa que possua vínculo direto com a empresa e que venha a ter relação em que a presente política será aplicável;
c) Titular de Dados: pessoa natural a quem se referem os dados que são objeto de tratamento;
d) Dado Pessoal: qualquer dado de uma pessoa natural que permita a sua identificação, direta ou indiretamente;
e) Dado Pessoal Sensível: qualquer dado que se referem à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato, ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
f) Controlador(a): pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem compete as decisões referentes ao Tratamento de Dados Pessoais;
g) Operador(a): pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do Controlador.
h) Encarregado – Data Protection Officer (DPO): pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
Além da presente Política de Privacidade e Proteção de Dados, o GRUPO ADALA possui diretrizes específicas para condutas relacionadas à segurança das informações, que descrevem os meios pelos quais o GRUPO ADALA respeita e aplica normas para resguardar os dados a ela disponibilizados, valendo-se dos melhores meios técnicos e organizacionais para tanto. A Política de Segurança da Informação do GRUPO ADALA é um documento complementar ao presente, sendo observada por todos os envolvidos na operação da empresa, com objetivo de garantir a privacidade e o respeito à Lei Geral de Proteção de Dados e outras normas aplicáveis a sua atuação.
Em sua operação, o GRUPO ADALA recebe e trata dados de seus clientes e colaboradores observando os princípios de sigilo e confidencialidade, somente utilizando-os para o cumprimento do quanto acordado com os titulares de dados.
Nenhum dado sob a guarda do GRUPO ADALA será vendido, alugado, divulgado ou transferido a terceiro, exceto nos casos em que haja solicitação oficial de autoridade pública, nos casos previstos nesta Política.
Todas as normas aplicáveis ao tratamento de dados pessoais de responsabilidade do GRUPO ADALA são respeitadas, especialmente no que se refere a privacidade, confidencialidade e segurança.
O GRUPO ADALA toma providências administrativas, técnicas e organizacionais para que toda sua atuação esteja legalmente adequada perante a Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº 13.709/2018, promovendo a publicação de políticas, treinamento de seus colaboradores e utilização responsável dos recursos computacionais disponibilizados, dentre outros.
Todo tratamento de dados pessoais é feito pelo GRUPO ADALA de acordo com as normas aplicáveis e com os princípios estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados – Lei nº13.709/2018, levando em consideração as seguintes diretrizes:
Adequação: o tratamento de dados será condizente ao motivo da coleta, não sendo utilizado de forma contraditória à finalidade destinada.
Necessidade: a coleta de dados será realizada de maneira restritiva, prezando pelo tratamento de dados estritamente necessários para a finalidade buscada.
Transparência: os titulares dos dados poderão, a qualquer momento, ter acesso aos seus dados tratados pelo GRUPO ADALA, de forma clara, precisa e de fácil acesso.
Livre Acesso: o titular de dados tem livre acesso para consultar, de forma facilitada e gratuita, o tratamento de seus dados.
Qualidade dos dados: o GRUPO ADALA garante aos titulares de dados que as informações que tenha sobre sua responsabilidade são verdadeiras e atualizadas.
Segurança: o GRUPO ADALA compromete-se a adotar procedimentos, meios e tecnologias que garantem a proteção dos dados pessoais de acessos indesejados e não autorizados.
Prevenção: o GRUPO ADALA garante a prevenção dos dados sob seu domínio através de sua Política da Informação e dos investimentos em tecnologia e segurança empresarial.
Não Discriminação: nenhum dado pessoal ou pessoal sensível será utilizado pelo GRUPO ADALA e seus colaboradores para discriminar ou promover abusos contra o seu titular.
As diretrizes acima colocadas serviram como base para o GRUPO ADALA em todos os tratamentos de dados realizados, em especial durante a operação e prestação de serviços do GRUPO ADALA para seus Clientes.
GRUPO ADALA se compromete a garantir aos Titulares de Dados os seguintes direitos, em consonância com a legislação aplicável, sempre que solicitado:
a) Direito de confirmação e acesso (Art. 18, I e II da LGPD): o Titular de Dados poderá obter a confirmação junto ao GRUPO ADALA de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento e, se for esse o caso, o direito de acessar os seus dados.
b) Direito de retificação (Art. 18, III da LGPD): o Titular poderá solicitar a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados para o GRUPO ADALA.
c) Direito à limitação do tratamento (Art. 18, IV da LGPD): o Titular de Dados poderá requerer ao GRUPO ADALA a limitação do tratamento de seus dados, incluindo a eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados.
d) Direito de oposição (Art. 18, § 2º da LGPD): o Titular poderá, a qualquer momento, se opor ao tratamento de dados realizado pelo GRUPO ADALA por motivos por ele apresentados, com fundamento em uma das hipóteses de dispensa de consentimento ou em caso de descumprimento ao disposto na Lei Geral de Proteção de Dados.
e) Direito de portabilidade dos dados (Art. 18, V da LGPD): o Titular de Dados poderá realizar a portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da ANDP – Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
f) Direito de não ser submetido a decisões automatizadas (Art. 20 da LGPD): o Titular tem direito a solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de seus dados.
GRUPO ADALA, com o intuito de instituir um canal de comunicação com os Titulares de Dados, criou o e-mail [email protected] para recepcionar pedidos, requisições e questionamentos relacionados ao cumprimento das obrigações aqui estabelecidas, de privacidade e respeito a Lei Geral de Proteção de Dados.
GRUPO ADALA providenciou, ainda, a nomeação do Encarregado de Proteção de Dados abaixo identificado, especificamente para receber requisições e intermediar sua relação com os Titulares, Controladores e Autoridades competentes:
- Lincoln Carlo Pereira E-mail:
- [email protected]
- Telefone: (19) 3388-2222
Todas as solicitações recebidas serão respondidas no prazo de 15 (quinze) dias, via e-mail, e o Encarregado de Proteção de Dados nomeado pelo GRUPO ADALA providenciará o suporte devido aos casos. Poderão ser solicitadas comprovações da legitimidade da requisição e provas de que o requerente é o Titular de Dados, nos termos da lei.
O GRUPO ADALA manuseia dados pessoais de seus funcionários, estagiários, corretores e terceiros contratados com o máximo de zelo e apenas nas hipóteses legalmente previstas. Os dados somente são tratados para as finalidades informadas aos titulares, prezando-se pela confidencialidade e privacidade.
O GRUPO ADALA realiza a coleta de dados de titulares internos por meio de e-mail ou entrega de documentação física, para fins de processamento do vínculo, seja ele trabalhista ou comercial, com seus colaboradores e terceiros. São coletados os dados essenciais para a formalização da relação com o GRUPO ADALA e o cumprimento das obrigações contratuais, legais e regulatórias pertinentes.
Como Controladora de Dados, compete ao GRUPO ADALA as decisões relacionadas ao tratamento de dados dos Titulares, a partir do momento da coleta, sempre com transparência perante os colaboradores e terceiros. O armazenamento é feito de forma segura, com controle e restrição de acesso, além de meios técnicos utilizados em consonância com a Política de Segurança da Informação do GRUPO ADALA.
Os titulares desses dados podem a qualquer momento apresentar requisições ao GRUPO ADALA para fornecimento de informações ou tomada de providências previstas na legislação, mantendo-se o canal de comunicação sempre aberto e disponível a todos os colaboradores.
O GRUPO ADALA é composto por empresas especializadas na locação e venda de imóveis, fornecendo a seus clientes o suporte necessário para garantir a realização de negócios e o atendimento personalizado.
Para viabilização de suas atividades, o GRUPO ADALA recebe dados pessoais de seus Clientes, por meio da obtenção do consentimento livre e esclarecido no início da relação negocial entre o GRUPO ADALA e referidos Clientes, titulares de dados. Em geral, para realização de contato inicial, os Titulares de Dados fornecem nome, e-mail e telefone.
O GRUPO ADALA realiza referida coleta de dados por meio de e-mail, telefone ou entrega de documentação física, para fins de processamento do vínculo e execução dos serviços.
Posteriormente, na medida em que o vínculo com os Titulares de Dados evolui para a prestação de serviços de intermediação imobiliária de fato, são coletados nome completo, nacionalidade, estado civil, profissão, CPF, RG, endereço, telefone comercial, telefone celular, e-mail, informações sobre o imóvel objeto da intermediação ou dado como garantia e dados bancários para efetivação de pagamentos, entre outros documentos essenciais para o desenvolvimento dos serviços. A captação dos dados também se dá através de e-mail, telefone ou entrega de documentação física.
Todo o processo de obtenção dos dados dos Titulares, sejam eles locador, locatário, fiador, vendedor ou comprador dos imóveis negociados com o GRUPO ADALA está de acordo com Bases Legais autorizadoras da LGPD, por meio de termos de consentimento, da assinatura de fichas de cadastro e contratos; momento no qual são informados acerca de todos os tratamentos realizados com os dados obtidos para a prestação de serviços de intermediação para a compra, venda e locação de imóveis
Na sua atuação operacional, o GRUPO ADALA figura como Controlador, agente de tratamento de dados que coleta os dados de seus Clientes (Titulares de dados), para realizar os serviços de sua especialidade.
Nessa posição, o GRUPO ADALA assume o compromisso de agir conforme os princípios da Lei Geral de Proteção de Dados, em especial, com transparência para com seus Clientes e Titulares de Dados, para que as informações sejam manuseadas observando os critérios com estes estabelecidos, tomando medidas técnicas e administrativas pertinentes.
O GRUPO ADALA somente efetuará o tratamento de dados de titulares Clientes nos exatos moldes determinados nos termos de consentimento que autorizam a coleta e o tratamento dos dados, nos limites e especificações envolvendo a prestação de serviços do GRUPO ADALA.
Os Titulares de Dados podem a qualquer momento apresentar requisições o GRUPO ADALA para fornecimento de informações ou tomada de providências previstas na legislação, mantendo-se o canal de comunicação sempre aberto e disponível a todos os Titulares de Dados. O GRUPO ADALA, nestas hipóteses, tomará as providências para que os direitos dos titulares sejam garantidos, nos termos descritos nesta Política.
Sendo o armazenamento uma modalidade de tratamento de dados, o GRUPO ADALA apenas manterá em seus arquivos os dados necessários com a autorização legal para tanto, conforme as hipóteses autorizadoras da Lei Geral de Proteção de Dados. Os dados coletados pelo GRUPO ADALA são armazenados em ambiente seguro, organizado e controlado, observando as determinações da Política de Segurança da Informação do GRUPO ADALA e os meios técnicos adequados para a guarda dos dados.
O GRUPO ADALA se resguarda no direito de armazenar dados quando necessário para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias durante o prazo exigido pela legislação aplicável.
No âmbito da consecução de seus serviços, o GRUPO ADALA poderá tratar os dados recebidos de seus Clientes, sejam eles locador, locatário, fiador, vendedor ou comprador dos imóveis negociados com o GRUPO ADALA, com a finalidade de execução dos serviços de intermediação dos negócios imobiliários e cumprimento do contrato eventualmente firmado, incluindo a elaboração de documentos, providências relacionadas à cobrança, faturamento, arquivo e cumprimento de obrigações legais.
Em suas operações internas, o GRUPO ADALA realizará o tratamento de dados com a finalidade de desenvolver as relações trabalhistas e comerciais firmadas com seus colaboradores, corretores, estagiários e terceiros contratados. Poderão ser contratados terceiros para execução de processos específicos para o GRUPO ADALA, que figurarão como Operadores nas relações de tratamento de dados. O GRUPO ADALA compromete-se a prestar informações sobre estes terceiros sempre que solicitado por seus clientes e usuários, e firmará Acordos de Tratamento de Dados com seus fornecedores.
O GRUPO ADALA efetua o tratamento de dados de titulares para fins de marketing, limitando-se ao e-mail, através do envio de conteúdo publicitário direcionado via e-mail a indivíduos que forneceram referido dado ao GRUPO ADALA, sempre sendo disponibilizado aos receptores da publicidade a opção de solicitar a retirada de seus dados para que o tratamento de dados para fins de marketing seja finalizado.
No que toca aos dados de seus Clientes, o GRUPO ADALA não compartilha dados sem a devida comunicação e autorização dos Titulares de Dados, salvo se exigido para cumprimento de suas obrigações legais e regulatórias, bem como para execução de contratos firmados com os próprios Titulares de Dados.
As informações sobre o compartilhamento de dados serão prestadas para todos os Titulares de Dados do GRUPO ADALA, quando solicitado. Os dados poderão ser corrigidos mediante requerimento de quaisquer usuários do GRUPO ADALA, conforme descrito nesta Política, bem como outros pedidos poderão ser feitos pelos titulares de dados no que diz respeito a direitos legalmente previstos.
O GRUPO ADALA ressalta, ainda, que as diretrizes quanto ao uso de cookies serão definidas em documento em apartado, em Política de Cookies específica para a operação da empresa, que estará disponível no site institucional do GRUPO ADALA.
Os dados em posse do GRUPO ADALA serão mantidos pelo prazo máximo de 05 (cinco) anos contados do término do contrato ou vínculo junto ao Cliente, sendo eliminados sempre que necessário ou requerido, seja em razão do decurso de prazo em que o armazenamento é permitido ou por meio de solicitação de Titulares de Dados.
Nessas hipóteses, o GRUPO ADALA tomará todas as medidas técnicas aplicáveis para que a exclusão das informações seja corretamente executada, efetuando a comprovação nos casos em que couber aos respectivos usuários Titulares de Dados.
Em casos de incidentes que atinjam a privacidade e proteção dos dados ou de descumprimento das diretrizes presentes nesta política, o usuário deverá informar os responsáveis do GRUPO ADALA, para que sejam tomadas as ações cabíveis.
Nos casos onde o GRUPO ADALA figurar como Controladora de dados, serão tomadas ações de minimização do incidente para resguardar os titulares, com as devidas comunicações. O GRUPO ADALA manterá diretrizes de resposta a incidentes de segurança a fim de detalhar as condutas para os casos em que o gerenciamento do risco e dos dados forem necessários, de acordo com os procedimentos descritos pela ANPD.
A presente Política de Privacidade e Proteção de Dados passa a vigorar a partir da data de sua homologação e publicação, em Julho de 2021, sendo válida por tempo indeterminado.
O GRUPO ADALA poderá a qualquer tempo atualizar, rever e complementar este documento para aprimorar suas regras de proteção de dados e privacidade, efetuando novamente a publicação nos locais pertinentes e disponibilizando-a a todos os seus usuários.
Através da publicação desta política, estabelece-se publicamente os compromissos do GRUPO ADALA com a privacidade e proteção de dados para todas as dimensões e atividades empresariais sobre sua responsabilidade, visando o bom cumprimento das funções de negócio e a continuidade da atuação do GRUPO ADALA no mercado coorporativo imobiliário.
Para manter um canal aberto de comunicação com seus usuários e titulares de dados, o GRUPO ADALA novamente declara que o e-mail [email protected] é destinado para o recebimento de requisições, dúvidas, reclamações e sugestões, sem prejuízo de outros meios de contato para respeito aos direitos de seus usuários.